WikiLeaks: sai do isolamento Bradley Manning

0
09:36

O soldado Bradley Manning, suspeito de ter sido o informador que passou ao WikiLeaks milhares de documentos diplomáticos confidenciais dos EUA, foi transferido para uma nova prisão, deixando para trás um período em que esteve em isolamento total e em condições que motivaram fortes protestos de organizações diplomáticas.

 

 

Manning foi detido no ano passado no Iraque e posteriormente transferido para Quântico, base da Marinha norte-americana na Virgínia. Chegou a ser colocado em regime de prevenção de suicídio e as condições a que foi sujeito durante o encarceramento e os interrogatórios provocaram fortes protestos por parte de organizações de defesa dos direitos humanos e levou mesmo a uma demissão no Departamento de Estado.

O Pentágono leva agora a cabo uma operação de limpeza da sua imagem, abrindo à comunicação social as portas da prisão para onde foi transferido Manning, um estabelecimento de alta segurança situado nas planícies do Kansas. "Terminou o processo de avaliação mental do soldado, o que nos permite transferi-lo para uma prisão mais adequada para a sua situação. Agora estamos à espera de uma investigação segundo o artigo 32, que é o equivalente militar a uma investigação som um grande júri", explicou o coronel Thomas Collins, citado pelo El País.

O jornal espanhol visitou a nova prisão de Manning e conta que este deixará de estar em isolamento. Passará de uma sela vazia para outra maior, com luz natural e com mais três presos. Poderá comer na cantina e passar uma hora por dia no recreio ao ar livre, nos pavilhões internos ou na biblioteca. Tem direito a 10 livros e 20 cartas ou jornais e pode ser visitado diariamente por amigos e familiares, assim como falar com estes por telefone.

 

 

 

MATÉRIA ENCONTRADA EM> dN Globo

Entulho Cósmico

Toda a palavra é um verso e todo o verso é um infinito

0 comentários: