PALIDA SENSATEZ

0
10:40

 

Leve-me espectro.

Vitrines sem reflexo,

Cadeiras vazias,

Salas cheia de esquecimento,

Ar condicionado orando em mantra,

homens de óculos dialogando com o invisível,

Moças pequenas acelerando os passos,

bruscas quedas de energia,

motim de alucinações realistas,

procuro a razão na bolsa da chefa indefesa,

Mesas de jantar esperam a comunhão fantasma,

a boca enorme sintética é desdentada por versos,

grades disfarçadas nos corredores e escadarias que levam ao tropeço da saída,

lá fora um a chuva colorida é como um colírios para meus passos,

antes, bebo o chão,

e como uma câmera man febril

Observando o delinqüente vai e vem dos pés escaldados dos peregrinos urbanos

da pequena cidade suja,

Um ônibus - como uma lança – rasga o pano e leva-me

como uma cavalo mecânico até os lugares

onde serei uma turva lembrança momentânea do caminho.

 

 

 

 

 

João Leno Lima

Set/2010

0 comentários:

ASA QUE GEME

0
10:38

Descaverno-me.

imitar de incertezas,

germes favoritos caçando,

suor da tempestade,

atrevo-me a olhar as nuvens.

Atalho para o final do estabelecido, rumando nos litorais da embriaguez.

Fragrância poluída, bálsamo que corta o asfalto da esfera do caminho,

como um leme irreversível mutilando o vento,

pouco me importa o espaço,

chama-me de atencioso com as gaiolas das palavras,

alimenta-me de chão,

beija-me primeiro na alma.

Um tenebroso vírus infesta o lápis,

Tento acudir as palavras,

Boca a boca verbal e sacudo a desesinspiração,

Balbuciando algo,

a respiração-alga afunda-me por entre as colunas das casas,

Socorro o pálido momento com a ternura que alcança lá no âmago

da cratera do desmoronamento

o corpo do incompreensível sentimento que corre corre corre...

 

 

 

 

João Leno Lima

Set/2010

0 comentários:

Contra o voto obrigatório, Voto Nulo

0
01:44

voto-livre-i

 

_ Votar é um direito, não deveria ser considerado um dever. Diferentemente do que acontece nos países democráticos, no Brasil o voto é obrigatório – algumas pessoas são inclusive, sem que hajam cometido crime algum, condenadas a um dia de trabalhos gratuitos para o Tribunal Eleitoral. Dizem alguns que “a penalidade ao descumprimento é leve...” Não há pena leve ao objetor de consciência! Desde quando deixar de exercer um direito civil (como casar-se, ter ou deixar de ter uma religião) implica em receber uma multa, pouco importa de que tamanho, e outras sanções do Estado?


_ A vasta maioria, de bom-grado ficaria em casa no dia das votações, particularmente por não se interessar no teatrinho que muda alguns nomes mas mantém o cerne das questão, o encaminhamento econômico da Nação, exatamente como está.


_ A decisão final para o cargo majoritário (a Presidência da República), portanto de todos os subalternos, de “situação” e “oposição”, acerca do encaminhamento da política econômica nacional já está tomada. Caberá ao eleitor decidir, se para o encaminhamento da economia brasileira a favor do Mercado (sobretudo “de capitais”), portanto contra os interesses do povo brasileiro deverá ser eleito o/a candidato/a A, B ou C.


_ As campanhas centradas na Propaganda esvaziam o espaço público, transformam o cidadão em consumidor e o candidato em mercadoria. Está fora da pauta dos debates políticos durante a campanha o cerne de todas as questões: a economia continuará a ser dirigida pelo grande capital financeiro ou o povo brasileiro se unirá contra essa tirania?


_ Durante a campanha eleitoral se debate quase tudo e todos os candidatos manifestam opiniões concordantes com aquelas da maioria de seu eleitorado. Já o exercício da função para a qual se elegem não tem absolutamente nada a ver com o que disse (ou prometeu, ou mesmo “registrou em cartório”) durante a campanha. Assim, digam os candidatos o que disserem durante a campanha, já não é mais desculpável sequer fingirmos acreditar. Mas o Estado Nacional Brasileiro nos obriga a votar! Contra o voto obrigatório exercemos o nosso protesto através do VOTO NULO.


_ A Urna Eletrônica como única forma de votar só existe no Brasil e no Paraguai. Sem que a população esteja informada em profundidade acerca de como é feito o processamento de dados, durante o dia de votações sempre se reportam inúmeros
casos de falhas, defeitos e fraudes. Ainda assim, o resultado é anunciado antes mesmo que todos os eleitores tenham sufragado a sua vontade.


_ Esclarecendo que o voto em Branco, no Brasil, é computado para o candidato ou partido que é majoritário, portanto deve ser evitado. Para votar nulo, deve-se digitar um número de candidato inexistente (“00000” ou “999999”) e a tecla “Confirma”. O Estado Nacional Brasileiro, se faz presente junto ao Eleitor na Urna, através de sua própria propaganda avisando com caracteres e ruídos diferentes que, assim fazendo, estaremos “votando errado”.
Como se não bastasse nos obrigarem a sair de casa, entrar em filas e nos dirigirmos às máquinas de votação, ao anular o voto, o Estado Nacional Brasileiro se intromete na intimidade do momento do voto e afirma “assim fazendo, você está errando”. Supere a repugnância e confirme! Com um número significativo de votos nulos forçaremos o Estado Nacional Brasileiro a suprimir esta obrigatoriedade espúria que nos oprime.


Campanha pelo Voto Nulo – 2010 – Distribua livremente, participe e, sobretudo, mantenha-se informado acerca dos meandros da política brasileira. É nauseante, mas fundamental!

0 comentários: