COLIDIR

0
09:03

De: Júlio Siqueira

No absurdo momento deparo-me com a

verdade, sou um átomo.

Choca-me as dúvidas como punhais,

sangro no chão mais disfarço,

so há um caminho, um túnel que me levará a

ponte entre a vertigem e a lagrima.

Mas no absurdo momento, disparo-me

acidentalmente perto de uma criança

e diluo-me, e deixo apenas rastros pelas teclas dos

computadores, e deixo apenas vestígios pelos arredores das

esquinas, me esquivo de cada sombra,

percebo nos retrovisores, invulneráveis

deformações da manhã,

no absurdo momento,

adormeço num esconderijo entre a janela dos

onibus mágico e os movimentos bailarinos

dos gestos indefesos ao sentido das coisas.

sou um átomo vulnerável ao meu próprio

sentir.

.

 

Poemas para o livro

Onírico Percurso por dentro do Movimento” de Júlio Siqueira

0 comentários:

BREVIEDADE

0
12:57

De: Júlio Siqueira

 

 

 Na respiração de todas as incertezas há um acúmulo ofegante de medo serpenteando cobrindo como um nevoeiro os pensamentos que passeiam nas orlas do meio dia.

Nenhum salmo afaga nesse momento nenhuma lança também transcreve o sague no chão febril da tarde.

O que sinto é uma imensidão capaz de dá voltas e voltas no mundo - aquecendo suas mais vulneráveis impaciências.

Ah meus amigos,

a plantação que nasce nos hemisférios

exteriores e dá vida aos campos

brota em mim mil quilômetros ao longe,

estendo os braços e toco dá cidade às verdes razões da natureza.

mas assim, como num truque da inconsciência, de Jung à ortodoxos pensamentos arbitrários, mesmo na incerteza, respiro através de uma fissura atômica aberta sem data, onde despejo minúsculos pergaminhamentos imateriais em forma de claves que só serão ouvidas pelos cometas em tempos em tempos.

 

POEMAS PARA O LIVRO

“ONÍRICO PERCURSO POR DENTRO DO MOVIMENTO” de Júlio Siqueira

0 comentários:

21 MIL SENTIDOS

0
12:16

De: Júlio Siqueira

E então, que quereis?...

 

Se sou redemoinho és estático e sem ar,

se sou água és deserto,

se sou nuvem és céu azul cinza,

se sou poeta és a página vazia...

E então, que quereis?...

se atravesso os descampados, foges pelo mar,

se corro nas rodovias ensurdecedores, vais de bicicletas pelas trilhas imperfeitas,

se mergulho em Grutas oníricas, sentas sobre a rocha na ponta das montanhas íntimas...

E então, que quereis?...

se morro, renasce,

se sobrevivo estais prestar a desfalecer,

se assola-me a febre, em ti abraça-te o calor do sol das manhãs,

se naufrago, te atolas,

E então, que quereis?...

 

Se dialogo, gritas

se grito silencia com passos distantes,

se distancio torna-te frio,

se esfrio, afunda no esquecimento,

se permaneço quem eu sou, nao mudas,

se por alguns instantes convergimos

foi como linhas se cruzando

antes de se tornarem imaginárias

na memória volúvel do tempo.

 

POEMAS PARA O LIVRO

“ONÍRICO PERCURSO POR DENTRO DO MOVIMENTO” de Júlio Siqueira

0 comentários:

Tímida pressa

0
12:00

de: Júlio Siqueira

Abrindo a porta nessa manhã,Uma habitável incerteza num delírio desavisado. Tomou-me nos braços e gritou paredes de palavras que machucaram na pele o meu presente.

Seu peso era feito de toneladas de disfarças íntimos soterrando como um golpe certeiro no rosto; as porventura, razões contínuas.

Meus sentidos, todos inquietos, dialogaram numa conferencia eletrizante à margem da minha lucidez que se distraia com as crianças alvejadas pela cólera cochichando na contramão do cotidiano onde carros e trens se chocavam na minha intimidade.

Observei o manhã, sem lupas, mas oque espero do dia é apenas uma carta sublime vindas das profundezas do vento roçando aquilo que eu quisera que fosse verdade...

Essa, a verdade, uma caixinha de música, no lugar invisível do destino.

POEMAS PARA O LIVRO “ONÍRICO PERCURSO POR DENTRO DO MOVIMENTO”

0 comentários:

Esculpir o Tempo (PDF) – Andrei Tarkovski

1
10:35

 

Download

 

Mais do que um estudo sobre o cinema, ou uma autobiografia cinematográfica, Esculpir o tempo do mestre Tarkovsky é um estudo sobre a significância da arte.

O cultuado e absurdamente desconhecido Diretor, filho do Poeta Arseni tarkovaki, foi um verdadeiro poeta das imagens e dos símbolos. Avesso as grandes montagens (base do cinema atual) seus filmes esculpiam o tempo, moldando a realidade presente dentro da película e se tornando assim atemporal na poética.

Esculpir O tempo faz uma análise sobre os valores, conceitos do cinema e da arte, procurando expor uma espiritualidade que torna a comunhão com a obra (dele ou de qualquer artista) fundamental. O livro é um passeio e uma aula de um sábio, de um mestre que reinventou o cinema para além da tela.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998. 314 págs

1 comentários:

Livro (PDF) – DIALOGO IMPOSSIVEL de João Leno Lima

0
12:29

2

Download

 

TODOS OS POEMAS ESCRITOS POR JOÃO LENO LIMA ENTRE 2005 E 2007.

0 comentários:

RIZOMA - INTERVENÇÕES

0
11:05

 

Reunião de textos traduzidos e escritos por Ricardo Rosas na sessão “Intervenções” do clássico e já desativado site, um dos mais completos e undergrounds da rede. 

 

Download

0 comentários:

Livreto-Zine – ZOOM NAS VÍSCERAS de João Leno Lima (versão em PDF)

0
10:50

imagemmm_thumb[5]

Download

 

 

Poemas:

.Vazio Atravessando a Rua
.A Marcha Sentimental
.Fugitiva Constelação
.Nuvens Internas
.Trombetas
.A Procissão dos Mil sentidos
.A Infinita Asa do Infinito
.Entre os Raios da Eternidade
.Sail to the Moon
.Desacordo
.A Persistência do Impossível
.Oculto espaço em Branco

.Exaltação de um percurso Íntimo
.A Natureza Intima absoluta
.Quando o instante é uma pequena eternidade
.A Lei Poética

Todos de João Leno Lima

 

Obrigado a todos que baixarem ou lerem esses versos*

0 comentários:

GRUPO FLUXUS: VIDA ARTE VIDEOARTE (1962-1973)

0
11:57
 

Performance de Yoko Ono, Cut a Piece
Foi um movimento artístico organizado primeiramente em 1961 pelo lituano George Maciunas, através da Revista Fluxus que tinha como objetivo publicar textos dos artistas da vanguarda de várias nacionalidades que colaboravam entre si. Fluxus incorporou diferentes tipos de arte, como performances, vídeos e música.
Participaram do movimento, entre outros artistas, George Brecht, John Cage, Jackson Mac Low e Toshi Ichijanagi, Joseph Beuys, Dick Higgins, Gustav Metzger, Nam June Paik, Wolf Vostell e Yoko Ono.
O grupo Fluxus desenvolveu uma atuação social e política radical que contestava o sistema museológico. Assim, teve um profundo impacto nas artes das décadas de 60 e 70 a partir de sua
postura radical e subversiva, trabalhava com o efêmero, misturando arte e cotidiano, visando destruir convenções e valorizar a criação coletiva.


O estilo dos artistas e da teoria do Fluxus foi muito comparado a estética do Dadaísmo e da Pop art. A partir da década de 90, a comunidade Fluxus começou a se reorganizar através da internet e comunidades on-line em todo mundo trocando experiências reais de poesias visuais, performances culturais, música e vídeo. A unidade entre arte e vida é a ideia principal do grupo Fluxus.


"Fluxus não foi um momento na história ou um movimento artístico. É um modo de fazer coisas (...), uma forma de viver e morrer". Com essas palavras D. Higgins define o movimento, enfatizando o seu principal traço. Menos que um estilo, um conjunto de procedimentos, um grupo específico ou uma coleção de objetos, Fluxus traduz uma atitude diante do mundo, do fazer artístico e da cultura que se manifesta nas mais diversas formas de arte: música, dança, teatro, artes visuais, poesia, vídeo, fotografia etc. Seu nascimento oficial está ligado ao Festival Internacional de Música Nova, em Wiesbaden, Alemanha, 1962, e a George Maciunas (1931-1978), artista lituano radicado nos Estados Unidos, que batiza o movimento com uma palavra de origem latina, que significa fluxo, movimento, escoamento.

O termo, originalmente criado para dar título a uma publicação de arte de vanguarda, passa a caracterizar uma série de performances organizadas por Maciunas na Europa, entre 1961 e 1963. São elas que estão na raiz de festivais - os Festum Fluxorum - realizados em Copenhague, Paris, Düsseldorf, Amsterdã e Nice. De feitio internacional, interdisciplinar e plural do ponto de vista das artes, Fluxus mobiliza artistas na França - Ben Vautier (1935) e R. Filiou; Estados Unidos - D. Higgins, Robert Watts (1923-1988), George Brecht (1926), Yoko Ono (1933); Japão - Shigeko Kubota (1937), Takato Saito; países nórdicos - E. Andersen, Per Kirkeby (1938) - e Alemanha - Wolf Vostell (1932-1998), Joseph Beuys (1912-1986), N. June Paik. As músicas de John Cage e Nam June Paik, comprometidas com a exploração de sons e ruídos tirados do cotidiano, têm lugar central na definição da atitude artística de Fluxus.

Trata-se de romper as barreiras entre arte/não-arte, dirigindo a criação artística às coisas do mundo, seja à natureza, seja à realidade urbana e ao mundo da tecnologia. Além da música experimental, as principais fontes do movimento podem ser encontradas num certo espírito anárquico de contestação que caracterizou o dadaísmo, nos ready-mades de Marcel Duchamp (1887-1968), e em sua crítica à institucionalização da arte, e na action paiting de Jackson Pollock (1912-1956), com sua ênfase no processo de criação ancorado no gesto e na ação.

As performances e happenings, amplamente realizados pelos artistas ligados ao Fluxus, remetem ainda a uma vigorosa tendência da arte norte-americana de finais dos anos 50, por exemplo, aos trabalhos de Robert Rauschenberg (1925 - 2008) ligados ao teatro e à dança, às esculturas junk de D. Smith e Richard Peter Stankiewicz (1922-1983), feitas a partir da combinação de refugos e materiais descartáveis e aos eventos de Allan Kaprow (1927), aluno de Cage em cursos em que o compositor combinava idéias de Duchamp e Artaud, com a filosofia zen-budista.

As realizações Fluxus justapõem não apenas objetos mas também sons, movimentos e luzes num apelo simultâneo aos diversos sentidos: visão, olfato, audição, tato. Nelas, o espectador é convocado a participar dos espetáculos experimentais, em geral, descontínuos, sem foco definido, não-verbais e sem seqüência previamente estabelecida. Já em 1957, John Cage definia a direção das novas produções artísticas: "Para onde vamos a partir de agora? Em direção ao teatro. Essa arte, mais que a música, liga-se à natureza. Temos olhos, assim como ouvidos, e é nossa tarefa utilizá-los".


As performances conhecem inflexões distintas, podendo adquirir tom minimalista ou acento mais teatral e provocador. Aquelas concebidas por Joseph Beuys na Alemanha se particularizam pelas conexões que estabelecem com um universo mitológico, mágico e espiritual. Nelas chamam a atenção o uso freqüente de animais - por exemplo, as lebres em The Chief - Fluxus Chant, Copenhague, 1963 -, a ênfase nas ações que conferem sentidos aos objetos e o uso de sons e ruídos de todos os tipos, num apelo às experiências anteriores à linguagem articulada e ao reino dos instintos, que os animais representam.


No Brasil, alguns críticos apontam parentescos entre o Grupo Rex, criado em São Paulo por Wesley Duke Lee (1931), Nelson Leirner (1932), Geraldo de Barros (1923-1998), Carlos Fajardo (1941), José Resende (1945) e Frederico Nasser (1945), com o movimento Fluxus. Integrantes do Fluxus estiveram presentes na 17ª Bienal Internacional de São Paulo (1983) que teve uma ala dedicada à exposição de obras e documentos do grupo.

As propostas do grupo eram politizadas e de cunho libertário, se aproximando muito dos ideais primeiro sugeridos pelo Dadaísmo e o Construtivismo russo. Ela a partir de então se une ao grupo.
Em 1964, Yoko Ono lança o livro Grapefruit, uma compilação de "instruções de obra de arte" (entre elas Hide & Go Seek: "Se esconda até que todos se esqueçam de você. Se esconda até que todos morram.") e começa uma longa série de happenings.

 

 

MATERIA ENCONTRADA EM> lINK

0 comentários: