LIMIARMENTE

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11:59
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Quadro do Mestre Rene Magritte.





LIMIARMENTE



Preciso encontrar o verso que traduza o intraduzível.
Aquele que produzirá dimensões
Engolidoras de bolas de fogo dos nossos destinos.
Homens, mulheres, crianças,
O abrigo nunca será minúsculo.
Preciso encontrar o verso que traduza...
Vago pela Rua Vinte e um de abril,
Pela Julio cordeiro, entre a praça e Vênus,
Entre o supermercado e as cavernas da angustia,
No alvoroço das locomotivas transbordando
E no silencioso olhar de estrelas.
Preciso encontrar o verso que traduza...
Nem a ligação telefônica nem os fraseados de blues
Que formam a trilha sonora são capazes
De encontrar o âmago,
Fui arremessado nos estreitos instantes desconhecidos
Por anjos-litorais por onde caminho sobre suas pálpebras
Por certezas que sobrevoam as ruas
Como pássaros descompassados delirantes.
Mesmo assim preciso encontrar o verso que traduza o intraduzível.
Confesso, não há nada nem ninguém
Além de mim na extremidade.
Nada
Além de doses cavalares de silencio,
Gemidos-antidotos balbuciando pianos,
Gotas de mãos caindo feito chuva desencarnada,
Germes que saem dos cabelos dos sentidos.
E cala-me!
Nenhum sentido além das esquinas e dos camelôs invisíveis,
Nenhum sentido além dos outdoors do acaso,
Nenhum sentido além dos vultos
Que sobem e descem dos ônibus pedindo a si mesmos,
Nenhum sentido além das escadarias do momento desmagico.
Não, ainda preciso encontrar o verso que traduza,
Essa...
Impaciência inatingível, essa inquietação herdada
Dos abismos, esse desejo fugitivo que
Veio com o sangue das nuvens, essa
Pressa elementar passada
Subconscientemente pelos cometas,
Essa materia-queda que ouviu os
Conselhos da chuva essa desmotivação
Motivada pelas horas gesticuladoras.
Esses dedos tocando o rosto como um
Poeta escrevendo um verso.
Olhares se entrelaçando como rios e peixes
Como um poeta no centro do poema,
Gestos contidos do bebe dialogando com o novo mundo
Como um poeta procurando o primeiro verso,
Seres enormes carregando nos
Braços o espírito numa tarde Celestial,
Como um poeta Levando nos colos seus novos versos para serem lidos,
Sorrisos colidindo com
Os raios solares e criando rajadas
Que penetram nos poros do impossível que baixa a guarda
E desliza sobre as
Linhas do poema.






Cala-te!




Não passas do encontro das águas das lagrimas de Deus
Sob a consciência coletiva da natureza,
Não passas de lábios tocando no vento
E mudando seu percurso rumo
As extremidades dos desejos demasiadamente humanos
Não passas do dialogo eterno entre os anjos,
Não passas da profanação entre
Homens e mulheres sob a benção dos deuses,
Não passa de matéria escura
Que compõe todo o universo perfeito,
OH poeta!
Não percebes que não há palavras que defina?
Não percebes que o intraduzível
É a tradução que compõe os seres?

































João Leno Lima
03-07-2009

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BECO SEM PALAVRAS

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14:46

O mundo, atrevo-me a desabar sob seu olhar destilante.
O verme no meu peito carcomida as tintas dos meus poemas ocultos.
Sou parte significativa da matéria elementar.
O mundo envenena minha sombra com sabedorias passageiras,
Com controles remotos controlados em outros hemisférios.
Oh adolescentes em fúria atômica de medo e destino,
Quem poderá salva-los das lágrimas de vidro?
Crianças que gemem nuvens,
Fujam em embarcações lunares nas caldas de sagitário.
Bailarinos sonhos rodopiam abismais
E passo a desacreditar nos seres.
Goles na meia luz de gelo derretido nas costas do mundo
Que trepida...
Cavalos marinho no suor do meio dia.
Tubarões disfarçados vendendo doces nos túneis do ônibus.
Urubus desdenhando na volta do trabalho.
Cães farejando o invisível sentido nos passos.
O mundo, uma mulher arreganhada insensível as flores solares.
Mas poluída de sublimes memórias de auroras.
Sou parte das sensações desacontecidas.
Esse poema tem o gosto amargo das descoisas inenarráveis,
Este infiltrado pelos pequenos braços oceânicos no outro lado da porta de um mar desejado
Pelo trovoes arranhando as janelas de vidro interiores,
Na enchente mórbida na madrugada,
Numa orquestra de sussurros ouvidos até em outras dimensões,
Algemo minhas mãos nas asas do abismo
Enquanto descubro quem sou além do mundo interior.
Vou caindo existidamente caindo...












João Leno Lima
30 de Junho de 2009

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Pós-Mídia

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09:26

Nos anos 80 estávamos todos como que paralisados pelos acontecimentos. Além do terror que se espalhava sobre a cena política italiana, a emergência de um poder que mais parecia uma simulação midiática de natureza fantasmagórica, despontava, para quem estava atento, como a mais perigosa tendência do autoritarismo pós-moderno.


Aproveitando as brechas que as rádios livres tinham aberto, quem se insinuou foi um advogado milanês, amigo dos saqueadores socialistas. O milanês abria canais de televisão um depois do outro. "Volte para casa bem depressa que o canal 5 te espera !", anunciavam os ameaçadores outdoors nas auto-estradas


Em 1984, na Universidade Autônoma de Montreal, ocorre um colóquio sobre as novas formas de autoritarismo, e eu disse que na Itália o perigo para a democracia provinha sobretudo de um milanês, que estava comprando a mente dos italianos através de canais de televisão e da publicidade. Começava a surgir no horizonte a mais inquietante das distopias, o pesadelo de Orwell, de Apinard, de Dick e de Burroughs, qual seja, a conquista da mente social pelos agentes tecno-virais manipulados por uma máfia sorridente e assassina.


No entanto, quando eu passava em Dhuizon, na casa vizinha à clínica psiquiátrica de LaBorde, Félix Guattari me falava de uma perspectiva completamente diferente. Enquanto o sistema midiático tornava-se o agente central da colonização mental e do autoritarismo político, Félix falava da sociedade pós-midiática.


A primeira vez que ele me falou nestes termos, pensei que estivesse brincando comigo. Mas depois ele começou a se explicar. E me falou — estávamos no início dos anos 80, talvez no verão de 82 - que não era o caso de temer o predomínio da televisão sobre os fluxos da comunicação social. De fato, segundo Guattari, os progressos da informática tornariam possível uma larga difusão de combinações rizomáticas. "Relações bidimencionais e multidirecionais entre coletivos de enunciação pós-midiática", dizia ele. Estas combinações, assim como seus modelos relacionais, iriam infectar o sistema televisivo centralizado, para depois perturbar e desestruturar todas as formas hierárquicas estatais e econômicas.


Félix estava descrevendo claramente a utopia da rede, rizoma proliferante de cérebros e de máquinas. Aquela utopia se encarnou na tecnologia, na cultura, inclusive na imprensa. Mas como todas as utopias, naturalmente, não é pacífica. Assim, trava-se uma guerra no contexto do devir pós-midiático. É a guerra interminável entre o domínio e a liberdade. No transcorrer dos anos 90, o rizoma desenvolveu-se, mas foi contaminado por vírus semiotizantes de natureza centralizadora e hierarquizadora. A penetração da publicidade, do business, da televisão na rede telemática foi um dos aspectos dessa infiltração. Outro aspecto foi a imposição da propriedade intelectual do software. Mas a complexidade do sistema rizomático não pode ser reduzida definitivamente pela ação de nenhum projeto redutor. Nesse sentido, a profecia pós-midiática de Félix Guattari segue sendo desmentida a cada dia e a cada dia confirmada pela dinâmica incessante do domínio e da liberdade.


Mas o ponto filosoficamente mais importante da profecia pós-midiática de Félix Guattari está aqui: Félix nos compele a perguntar o que quer dizer mediatização, e em que medida a mediatização envolve, incomoda, reprime, apaga a nossa singularidade corpórea. Nós estamos presos no emaranhado midiático porque isto torna possível uma expansão da nossa experiência, mas este emaranhado corre o risco de continuamente paralisar, imbecilizar, destruir a nossa singular sensibilidade.


A luta fundamental do tempo que corre é aquela que consiste em ritualizar continuamente a singular sensibilidade do nosso existir. É esta a batalha pós-midiática.


Tradução da Agência Imediata


Fonte: Rizoma.net

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