Hacktivistas defensores do WikiLeaks preparam Operação Vingança

0
18:28

 

Um grupo de hackers anônimos vem atacando sites que se recusam a colaborar com a organização. Entre os principais alvos estão o PayPal e um banco suíço

 

 

Nos últimos dias o WikiLeaks vem enfrentando diversos problemas, desde ter o seu site desligado até contas congeladas. Enquanto alguns grupos se animam com ações de extermínio da organização, outros veem os ataques como um atentado à liberdade de expressão e estão se solidarizando com o site. Ambas atitudes são normais, uma vez que expor documentos confidenciais evoca uma resposta de todos, seja negativa ou positiva.

Enquanto agências dos governos não querem ter suas informações sigilosas expostas e grupos de ativistas acreditam que o WikiLeaks é uma ameaça à diplomacia internacional e à segurança nacional, outro grupo de hacktivistas - uma mistura de hackers e ativistas – está disposto a defender a organização.

O grupo de hackers ativistas chamado "Anonymous" ("Anônimos") vem atacando sites de empresas que se recusam a colaborar com o WikiLeaks. Os ataques ganharam o nome de "Operação Payback" ("Operação Vingança") e têm como objetivo paralisar os serviços destas empresas, como um banco da Suíça que congelou os ativos de Julian Assange – fundador do WikiLeaks – e o PayPal, que cancelou a conta onde a organização recebia doações para financiar o site.

A comunidade de anônimos já atua há algum tempo, mas ganhou ainda mais força após a prisão de Assange esta manhã, em Londres. O grupo explicou que embora não tenha nenhuma afiliação com o WikiLeaks, eles lutam pelas mesmas razões. "Nós queremos transparência e nos opomos à censura. As tentativas de silenciar o WikiLeaks são grandes passos em direção a um mundo em que nós não podemos dizer o que pensamos e não somos capazes de expressar nossas opiniões e ideias".

A ideia do grupo é usar uma botnet, porém ao invés de simplesmente aproveitar o poder de várias máquinas infectadas trabalhando juntas, sem o consentimento do proprietário do computador, a "Operação Payback" está buscando voluntários que queiram participar ativamente.

Um dos membros da comunidade, conhecido como "Coldblood" ("Sangue Frio"), disse à BBC Londrina que várias coisas estão sendo feitas ao mesmo tempo. "Todos os sites que cederam à pressão dos governos estão se tornando nossos alvos". O hacktivista também revelou que "o WikiLeaks se tornou mais do que um site que publica documentos vazados, ele se tornou um ambiente de guerra: pessoas vs. governos".

 

 

MATERIA ORIGINAL EM> olhar digital

Entulho Cósmico

Toda a palavra é um verso e todo o verso é um infinito

0 comentários: