Portais magnéticos conectam o Sol e Terra

0
16:47



Durante o tempo que se leva para ler este artigo, algo vai acontecer lá em cima e que até muito recentemente, muitos cientistas não acreditavam. Um portal magnético se abrirá, ligando a Terra ao sol com 93 milhões de milhas de distância. Toneladas de partículas de alto-energia podem fluir pela abertura, antes desta se fechar novamente, até o tempo em que você chegar ao fim desta página.


"Isto é chamado de um evento de transferência de fluxo ou FTE," disse o físico espacial David Sibeck do Centro Espacial de Goddard. "Há dez anos atrás tinha certeza absoluta que eles não existiam, mas agora a evidência é incontestável".


Recentemente, Sibeck esteve num Congresso Internacional de Físicos Espaciais no Seminário de Protoplasma em Huntsville, Alabama, onde foi dito que os FTEs não são comuns, mas possivelmente duas vezes mais comum do que qualquer um tenha imaginado.


Os investigadores sabem há muito tempo que a Terra e Sol deveriam estar conectados. A magnetosfera da Terra, a bolha magnética que cerca nosso planeta, está cheia de partículas do sol que chegam através do vento solar e penetram pelas defesas magnéticas do nosso planeta. Elas entram seguindo as linhas do campo magnético que podem ser traçadas em terra firme para todo o caminho de volta até a atmosfera do sol.


"Nós pensávamos que a conexão era permanente e que o vento solar poderia atingir a qualquer hora o ambiente próximo da terra, já que o vento era ativo," disse Sibeck. "Nós estávamos errados. As conexões não são fixas. Elas são freqüentemente breves, e dinâmicas".


Vários oradores do Seminário esboçaram como se formavam os FTEs: No lado iluminado da Terra, o lado mais próximo ao sol, o campo magnético terrestre aperta o campo magnético do sol. A cada oito minutos, os dois campos se fundem brevemente ou "se reconectam" formando um portal pelo qual as partículas podem fluir.


O portal tem a forma de um cilindro magnético aproximadamente do tamanho da largura da Terra. A frota da Agência Espacial Européia composta por quatro agrupamentos de naves e cinco sondas THEMIS da NASA voaram por estes cilindros medindo as suas dimensões e verificando por onde estas partículas circulam."Elas são reais," disse Sibeck.


O físico espacial Jimmy Raeder da Universidade de New Hampshire apresentou uma simulação
no Seminário. Ele falou para seus colegas que os portais cilíndricos tendem a serem formados sobre o equador da Terra e então rolam sobre o polo de inverno da Terra. Em dezembro, os FTEs rolam em cima do polo norte; e em julho eles rolam em cima do polo sul.....
Há muitas perguntas sem respostas: Por que os Portais se formam a cada 8 minutos? Como os campos magnéticos dentro do cilindro se torcem e rolam?" Estamos fazendo um estudo profundo sobre este tema neste Seminário," disse Sibeck.


Enquanto isso, sobre nossas cabeças, um novo portal está sendo aberto e está conectando a Terra ao Sol

Entulho Cósmico

Toda a palavra é um verso e todo o verso é um infinito

0 comentários: