JIHAD

0
13:03

• Quando dois se preparam para jantar ou duelar juntos, um terceiro aparece - tertium guid, parasita, testemunha, profeta, escapista. M.Serres, Hermes.

Cinco anos atrás ainda era possível ocupar uma terceira posição no mundo, uma que não fosse a recusa ou a astúcia, um reino fora da dialética - ou mesmo um espaço de retirada -, o desaparecimento como vontade de poder.

Há cinco anos ainda era possível ocupar uma terceira posição no mundo, uma que não fosse a de recusa nem a de astúcia, um reino fora da dialética - até mesmo um espaço de retirada -; o desaparecimento como vontade de poder.

Mas agora há somente um único mundo - o triunfante "fim da história", fim da insuportável dor da imaginação - na verdade uma apoteose de Darwinismo Social cibernético. O dinheiro coroa a si mesmo como lei da Natureza e demanda absoluta liberdade. Completamente espiritualizado, livre de seu corpo desgastado (mera produção), circulando rumo à infinitude & instantaneidade em uma numisfera² gnóstica muito acima da Terra, somente o dinheiro, por si só, definirá a consciência. O século 20 terminou há cinco anos atrás; este é o milênio. Onde não há um segundo, onde não há oposição, não pode haver um terceiro, não pode haver o “nenhum dos dois”. Então a escolha permanece: -- ou aceitamos a nós mesmos como os "últimos humanos", ou então aceitamos nós mesmos como a oposição (escolha entre automonotonia e autonomia.) Todas as posições de retirada precisam ser reconsideradas de um ponto de vista baseado em novas demandas estratégicas. Em um certo sentido, estamos encurralados. Como os ideólogos dos velhos tempos diriam, nossa situação é "objetivamente pré-revolucionária" de novo. Para além da zona autônoma temporária³, para além da insurreição, existe a revolução necessária - a "jihad".


By Hakim Bey

Entulho Cósmico

Toda a palavra é um verso e todo o verso é um infinito

0 comentários: